O MAMOEIRO, 1925.
O mamoeiro (1925) celebra a cultura nacional
O mamoeiro
Em O mamoeiro vemos uma típica paisagem rural do Brasil, com muitos elementos da flora - com protagonismo para o mamoeiro, que dá nome ao quadro - pintados a partir de traços simples.
O quadro traz muitos elementos da vida cotidiana: peças de roupa no varal, crianças na rua, uma senhora na porta de casa. É como se Tarsila flagrasse um dia comum de uma pequena cidade.
Esse quadro, criado em 1925, era considerado pelo escritor Mário de Andrade a melhor obra da pintora.
Tarsila fez da sua arte uma interessante mistura contando com o estilo cubista e as cores tipicamente brasileiras. Segundo a artista:
Encontrei em Minas as cores que adorava em criança. Ensinaram-me depois que eram feias e caipiras. Mas depois vinguei-me da opressão, passando-as para as minhas delas: o azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante
A foto que reproduz a obra Mamoeiro de Tarsila do Amaral foi tirada da BR-226 em Currais Novos, a ponte que aparece na foto se encontra ao lado da BR.
A BR- 226 tem 2.164 Km de extensão e é uma rodovia transversal cheia de caminhos para grandes cidades como Natal, Currais Novos, Pau dos Ferros, Florânia etc.
Referências:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/BR-226
Comentários
Postar um comentário